sexta-feira, 21 de maio de 2010

Modelagem - Molde Básico

Molde básico ou bloco básico é o ponto de partida para criação de qualquer modelo e o mais importante.

“A exatidão dos traçados dependem inicialmente da compreensão da anatomia e seus princípios utilizados para o traçado dos moldes, bem como a aplicação das medidas de maneira precisa, de acordo com a tabela em uso.” (HEINRICH, 2005, p. 31)

 
Este reproduz as formas e as medidas anatômicas do corpo humano e com isso também não possuem acréscimos de medidas para se costurar, fazendo este acréscimo quando se pilotar a peça para se verificar e aprovar o molde, pois é a partir dele que se transformam os modelos desejados. Após o termino do molde coloca-se uma nomenclatura referente ao molde de forma que se tenha uma organização e uma visualização sobre o molde. É importante também inserir as marcações correspondentes a cada parte do molde, como os piques para identificação das pences, localização de botões, indicativos de dobras, aplicações de bolsos ou adornos.


Os traçados básicos para a modelagem feminina, podem ser divididos em dois:

Molde básico do Corpo: consiste em modelar a parte superior do corpo, como; frente, costas e manga, partindo do fim do pescoço até a cintura.

Figura 1.1 / Molde


Molde básico da Saia: consiste em modelar a parte inferior do corpo, como; frente e costas, a partir da cintura até o tornozelo.


Exemplo:


Figura 1.2 / Molde







E através da saia se constrói o molde básico da calça, acrescentando o gancho, e, o molde básico do vestido que é a junção do molde básico do corpo com o básico da saia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário