quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Experimentação

  A busca pela diferenciação e pelo novo é algo que instiga a muitos, mas cada indivíduo tem uma percepção e uma visão particular perante a isto.
  Com a busca incessante pelo novo, está surgindo uma macro-tendência que busca justamente pelo novo e diferente, o diffocation. Este grupo de consumidores é de difícil satisfação e faz com que os criadores busquem e apresentem cada vez mais novidades.
  Outra característa deste grupo é que eles querem experimentar mais e mais, e não focam em apenas a uma tendência ou modismo. Essa relação entre distinção e imitação, vem da necessidade de imitar e a vontade de se diferenciar do ser humano, dinâmica que se encontra completamente incorporada no modo de funcionamento do fenômeno da moda de uma maneira geral e também no campo do vestuário, de uma forma bem específica.
  Para cada ocasião um gosto, para cada dia uma mistura. Diffocation aborda uma vontade aguçada para a experimentação, para o consumo de produtos novos e inusitados. Essa experimentação de produtos absolutamente diferentes vem junto com a busca de ter e mostrar sua identidade.
  Se você segue uma tendência, não é mais original, e no mercado da moda a diferenciação está na rapidez de como tudo acontece e é percebido. É de grande valia, que esse grupo não tem preconceito em achar e mostrar seu próprio conceito de estilo. Pois como Baudrillard (2000, p. 60) coloca que, "a moda, como efeito, não reflete uma necessidade natural de troca: o prazer de mudar de vestidos, objetos, vem para sancionar psicologicamente coações de outra ordem, coações de diferenciação social e prestígio".
  É uma maneira de falar para o mundo que somos indivíduos únicos, com desejos e buscas diferentes e que o mercado de moda tem que estar atento a esta busca rápida e efêmera pelo novo, mas sempre lembrando que, mudam-se os olhares, mudam-se as definições e não se pode deixar de mostrar sua personalidade nas vestimentas e em seu estilo de vida.

Gabriela Posselt



Nenhum comentário:

Postar um comentário